domingo, 5 de agosto de 2018

Marketing e Objetividade.

Em primeiro lugar, após terminar de escrever este post prometo que vou no blog de cada um de vocês, meus queridos amigos remanescentes da blogosfera. Não para que comentem este texto, mas porque acho que não retribuí todos os comentários dos posts anteriores, o que foi uma grande indelicadeza de minha parte e peço perdão se deixei alguém no vácuo. Ultimamente só recebo comentários de pessoas queridas por aqui, graças a Deus.

Agora, muito provavelmente vocês estão esperando o "segundo lugar", mas na verdade vou entrar no assunto do post mesmo, o paragrafo acima era mais uma nota introdutória. Então, hoje vim contar sobre a bola de neve que me enfiei nos últimos meses e que tem atrapalhado muito minha produção literária.

Há alguns poucos anos, fiz um cursinho de marketing para autores. Na época eu fiquei meio frustrada porque grande parte da informação era meio óbvia, mas mesmo assim resolvi tentar seguir a cartilha dos professores. Fiz página no facebook, fiz este blog, conta no wattpad e estava me esforçando para colocar conteúdo com uma boa frequência por lá. Achei que iria conseguir colocar tudo nos eixos mas me enganei redondamente.

A primeira decepção foi o Wattpad. É verdade que  muitos autores são descobertos lá, mas a quantidade de histórias mirabolantes e sem estrutura nenhuma desestimula. Até porque, para formar seu público você tem que ler e comentar as histórias dos outros o que certas vezes pode ser um grande sacrifício. Não é culpa dos escritores, eu sei, ainda temos poucos cursos de escrita criativa gratuitos e a nossa educação é deficiente, mas cheguei a conclusão de que não vou mais usar essa ferramenta. Além de tudo, é um risco colocar histórias lá e se expor ao plágio ( isso é o que mais me preocupa, na verdade).

Depois, fui percebebdo que manter a minha página do facebook atrativa diariamente era impossível. Criei algumas memes e tentei colocar umas frases de efeito, mas fui percebendo que estava direcionando minha criatividade toda pra isso e não estava conseguindo escrever uma linha de conto. Foi aí que entrei num período de "dane-se!" e acabei abandonando tudo, inclusive este blog. Mal posso expressar em quão fecundas minhas ideias se tornaram. Estou com vontade de escrever tantas histórias diferentes que não tenho nem dedos para fazê-las.

Por fim, acho que as minhas redes sociais não vão me ajudar a aparecer. É o contrário, quando eu for digna de ser vista, a página do face, este blog e o meu instagram é que vão bombar. Desculpem vocês pessoas objetivas e marqueteiras que elaboram estratégias mirabolantes de fazer jabás, mas isso é um troço escravizante que não dá muito resultado por si só. Então, eu acho que o caminho do escritor é procurar se lapidar e ser criativo. Vá movimentando sua página do facebook, conhecendo outros escritores, participando de concursos e eventos literários que uma hora você vai se dar bem. Tenha fé e não pare de produzir!

Aleska Lemos.

4 comentários:

  1. A divulgação e marketing é importante, mas como a maioria de nós faz este trabalho de forma solitária, fica difícil realmente produzir boa escrita e ainda ficar divulgando em tudo que é plataforma o que fazemos.Acredito o mesmo que você, precisamos nos preocupar mais em deixar nosso trabalho sólido e depois nos encarregar de divulgar, quando o blog consegue falar por si. NO meu caso, atualmente me dedico mais a escrever offline e depois, quando tenho um bom material produzido é que atualizo blog, wattpad e afins. Minha página no Facebook e meu Twiter estão conectados e assim que atualizo algo no blog uma mensagem é postada no Twitter, e por consequência no Face. Como trabalho o dia todo e só entro na internet depois das 19:00, é o que dá para fazer de divulgação no momento. Nas férias dou uma incrementada.
    Mas enfim, seu tempo de blogosfera já mostra que tens talento e concordo totalmente com seu último parágrafo desta postagem!

    ResponderExcluir
  2. A meu ver, vc está certíssima, Alê. Não são as redes sociais que trarão visibilidade ao bom escritor, elas apenas complementam o reconhecimento conquistado nas áreas afins: concursos, prêmios literários, coletâneas,etc.
    Siga mesmo esta intuição reveladora que te conduz e creia que tua produção será mais profícua.
    Avante!
    Namastê!
    Bjão,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Remanescente da blogosfera presente!
    Adorei o tema abordado aqui porque eu já desanimei há muito tempo desse bombar nas redes sociais para ter visibilidade e consequentemente uma editora te notar...
    Como você bem colocou, isso escraviza.
    Eu já não sei o que se faz para estar na crista da onda. Atingir um milhão de seguidores no youtube?
    Enfim, o caminho que você propôs é o mais sensato.

    Espero que as ideias dessa menina, venham parar aqui no blog também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, querida amiga Aleska!
    Saudade da menina... que bom ler seu texto mais uma vez!
    Sabe, eu estou 'só' com os blogs, eles me satisfazem e não preciso de mais nada... gosto mesmo é de ler e escrever. Isso me basta em termos literáios (além dos livros que leio, claro!). Nem face, nem insta nem outra coisa por ora...
    Aqui, é uma casa literária magnífica e encontro gente querida e excelente escritores de um modo em geral para me abastecer e contemplar.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir

Sobre fazer terapia

Eu queria usar este blog como um meio de divulgação profissional, mas esse ano eu estive fazendo terapia e as minhas emoções andaram flutuan...