terça-feira, 23 de agosto de 2022

Sobre fazer terapia

Eu queria usar este blog como um meio de divulgação profissional, mas esse ano eu estive fazendo terapia e as minhas emoções andaram flutuando muito sabe? Toda vez que vejo o doutor eu tomo algumas pancadas, fico deprimida e chego a conclusão de alguma coisa. Dói, mas é bom, porque liberta, sabe? Eu andava um pouco com vergonha de quem me tornei, porque meus pés se grudaram ao chão como se tivessem raízes e não estava conseguindo correr atrás dos meus sonhos. Tive problemas de insônia, ansiedade e até pânico, gente! De acordar de pesadelo sentindo dor no peito e tudo. É claro que a pandemia afetou minha cabeça, mas acho que a contribuição dela foi benéfica no final das contas, porque ficar trancada dentro de casa cuidando de doente por dois anos, acabou por me fazer entrar num processo de olhar para dentro e avaliar a vida. Eu vi que tinha muita coisa problemática dentro de mim que eu empurrei para debaixo do tapete sem resolver. E resolvi fazer terapia para que alguém mostrasse o que eu não estava querendo ver. Absolutamente, não foi fácil. Tem dias que até brigo com ele, mas ao mesmo tempo é meio mágico sabe? As coisas que ele fala vão fazendo sentido conforme vai passando o tempo e as respostas vão aparecendo na minha cabeça. Neste momento, acabo de juntar todas as peças do meu quebra cabeça e confesso que estou me sentindo tonta e ao mesmo tempo aliviada. Eu não posso dizer os detalhes do meu processo, porque a prudência me ensinou a não revelar muito sobre mim, mas gente, se vocês estiverem passando por algum problema psicológico, não tenham medo em procurar ajuda profissional. Tenho algumas amigas que me recriminam por eu fuxicar o passado, porque elas mesmas não querem revolver o passado delas, mas pela minha experiência atual, a gente tem problema que nem lembra, mas que nos afeta ainda hoje em dia. Não é porque você não lembra que ele acabou. A mente pode esquecer os detalhes do fato traumático, mas ela guarda o que você concluiu para usar no futuro como base para novas experiências, e se você entendeu tudo errado, filha, senta que lá vem dor de cabeça! A mente é um instrumento que pode nos boicotar feio, se não for colonizada por bons exemplos, ideias saudáveis e compreensão. Aliás o ato de se recriminar demais é um sinal de que o amor próprio não vai bem. E para você que está parado por algum evento traumático e está se sentindo mal porque as pessoas estão te julgando, bem, saiba que elas estão erradas,mas não deixe de buscar se conhecer e de pedir ajuda ok? É isso que vai te fazer melhorar. Aleska Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre fazer terapia

Eu queria usar este blog como um meio de divulgação profissional, mas esse ano eu estive fazendo terapia e as minhas emoções andaram flutuan...