segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Segredos da vida

 Nos tempos de escola participei de um concurso de redação e o tema era "Os segredos da vida". 

Eu gostava de escrever. De longe redação era minha matéria favorita, pois tinha menos decoreba e podíamos usar mais a criatividade. Era um dos poucos momentos em que me sentia livre e confortável dentro da escola.

Só que aquele tema me derrubou. Afinal o que uma criança de 13/14 anos sabe da vida? Nessa idade eu vivia tudo com muita intensidade e levava coisas bobas tão à serio que acabava sobrecarregando as glândulas lacrimais. E depois que tudo passava eu percebia que eu não sabia nada mesmo da vida.

Rodei pela sala conversando com meus colegas sobre o que eles estavam escrevendo para ver se eu tinha alguma inspiração, mas nada surgiu. Nenhuma lampadazinha surgiu acima da minha cabeça e o que eles escreviam parecia ser muito banal e infantil.

Acho que acabei escrevendo sobre minha religião, que na época era o Kardecismo, mas não passei nem da primeira fase do concurso, afinal a professora era evangélica. Fico imaginando o quanto ela não se segurou para não me dar um zero enorme.

Lembro de ter ficado arrasada, mas aquele tema foi um estopim para uma busca que realizo até hoje: o que é a vida? Por que estamos aqui e para onde iremos depois?

Não tenho religião, nem sou muito dada a filosofia (só gosto do Descartes até agora), mas acredito que vivemos sob leis que desconhecemos e meu passatempo favorito é investigar essas coisas. Veja essa listinha de segredos para descobrir o que eu aprendi:

1- Sempre que fiz algo por orgulho, atraí inimigos, confusão e infelicidade, mas quando experimentei fazer por amor sempre atraí a sorte. Ex: Meu sobrinho traz qualquer jogo para jogar comigo achando que vai ganhar porque sou fraca e mulher. Eu sempre odiei jogos, mas aceitava jogar com ele para distraí-lo e por pena já que ele não tinha alguém melhor para brincar. Nessas horas eu ganhava de lavada dele, tadinho.

2-Não faça mal a uma pessoa, pois o universo trata de reverter os papeis. O famoso "o mundo dá voltas" é muito real.

3-Quando alguém lhe causar raiva, evite  ficar alimentando esse sentimento, pois depois que ele vira um king kong é mais dificil de ser aplacado.

4- Se um dia precisar perdoar alguém, perceba que talvez você exigiu demais de alguém que só podia te dar bem pouquinho. De modo geral, tentar enxergar as limitações da pessoa ajuda a ter compaixão.

5- Nem todo mundo vai gostar de quem você é, mas se você for autêntico, quem gostar vai ser sincero.

Pensando aqui, acho que isso tudo não iria caber numa redação. Acho que teria de escrever um livro para dar conta de tanto segredo revelado.

Um abraço, Aleska Lemos

4 comentários:

  1. "... experimentei fazer por amor sempre atraí a sorte."

    Feliz tempo natalino, querida amiga Aleska!
    Que beleza seu retorno!
    Com um texto muito relevante e que compactuo, de modo especial,com o recorte que fiz acima.
    Por Amor, vamos vencer e perdoar de ��.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosélia ! Fiquei feliz de ver seu comentário por aqui. Achei que o texto ia ficar às moscas. Desculpe não ter ido ao encontro, eu só vi agora o montão de comentários seus da Calu e da Ana Paula para desmoderar. Muito obrigada pelo carinho:)

      Excluir
  2. comigo foi o contrário, passei a escrever mais depois. o blog me ajudou a destravar, mesmo que sejam textos tão simples. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer te ver por aqui, mocinha! Vou olhar seu blog com calma também. Grande abraço!

      Excluir

Sobre fazer terapia

Eu queria usar este blog como um meio de divulgação profissional, mas esse ano eu estive fazendo terapia e as minhas emoções andaram flutuan...